segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inauguração do Núcleo de Atendimento ao Paciente Amputado

Será inaugurado no dia 28 de outubro, pela Secretaria de Saúde, o Núcleo de Atendimento ao Paciente Amputado – NAPA, que funcionará na Unidade Municipal de Fisioterapia. Os usuários de Campina Grande serão contemplados com mais um serviço de Fisioterapia para pacientes amputados.
Segundo a assessora de imprensa da Secretaria de Saúde Karina Araujo, a inauguração seria no ultimo dia 21 de setembro, mas foi adiada para fazer parte das comemorações do aniversário da cidade de Campina Grande, que faz 147 anos em 11 de outubro de 2011.
O NAPA tem como objetivo promover ao amputado a reintegração social, a partir de um acompanhamento fisioterapêutico que irá preparar o paciente para a protetização.
Esse procedimento poderá ser iniciado quando o paciente adquirir uma doença degenerativa, acidente de transito ou similar que necessite de uma intervenção programada ou após uma cirurgia imediata.
O serviço funcionará na Unidade Municipal de Fisioterapia, localizado no Serviço municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde), na Rua Siqueira Campos, 605, Prata, no turno da tarde, sobre a responsabilidade do fisioterapeuta Rui Araujo Junior, que cuidará da parte de tratamento aos usuários.
O trabalho será feito em parceria com a Associação de Deficientes do Compartimento da Borborema, que ficará responsável pelo fornecimento do laudo médico, através do seu diretor Valmir Tavares e da Ortopedista Tatiane Medeiros, para verificar a necessidade de equipamentos como próteses, muletas e cadeiras de rodas.
 “Somente o compromisso e a ousadia em sintonia com a necessidade social, poderiam levar a implantação de um serviço dessa magnitude para o município de Campina Grande”, diz a Fisioterapeuta Luzia Ângela Soares de Carvalho - Coordenadora de Fisioterapia do Município de Campina Grande-PB
Para ter direito ao atendimento do NAPA, o usuário necessita ter o cartão SUS e solicitar o encaminhamento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), Núcleos de Assistência a Saúde, hospitais da rede municipal e no próprio Serviço Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário